Drywall ou Alvenaria: Qual melhor opção?
Na hora de construir ou reformar, a construção de paredes é uma das principais etapas e existe várias opções de materiais que podem ser utilizados, sendo as mais comuns: drywall (gesso) e alvenaria (tijolo). Listaremos alguns critérios para facilitar a escolha do material que será utilizado para construir estas paredes, diferenciando uma da outra.
Estética
Visualmente não existe diferença entre um tipo de parede ou outra, porém, até chegar nesta aparência existe uma grande diferença de acabamentos necessários.
Na alvenaria após assentar os tijolos é necessário o chapisco, emboço, reboco, passar massa corrida e então pintar. Além disto, as paredes de alvenaria possuem uma largura bem maior, ocupando mais espaço.
Já nas paredes drywall, após instalação, basta aplicar a massa corrida e pintar. Outra vantagem é que as paredes possuem metade da largura das paredes de alvenaria, ocupando assim, menos espaço.
Resistência
As paredes de alvenaria são bem resistentes, sendo possível pendurar quadros, prateleira e móveis com bastante facilidade. As paredes de drywall também são muito resistentes, porém para fixação de objetos é necessário um estudo e inclusão de reforços na estrutura.
Instalação
As paredes de alvenaria demoram vários dias para serem erguidas, chegando levar 4 vezes mais tempo do que o drywall. Isso por conta das diversas etapas: do assentamento de tijolos ao chapisco, emboço e reboco, sendo que entre cada etapa, deve-se fazer um intervalo para que o material seque.
Isto não ocorre com o drywall, a sua instalação é mais fácil e rápida, dois profissionais consegue instalar em torno de 30m² por dia, sendo necessário apenas mais um dia para poder receber o acabamento.
A construção com drywall é bem mais leve, as placas de gesso pesam cerca de 18kg/m² contra 120kg da alvenaria. Além disso, também podem ser instaladas sem a necessidade de vigas.
Isolamento acústico
A alvenaria é muito conhecida por ser um tipo de construção com ótimo isolamento de barulhos. No drywall, utilizando uma placa de cada lado, o isolamento chega a 38 decibéis (igual ao de uma de tijolo) porém pode ampliar este isolamento utilizado na parte interna alguma lã mineral entre as placas.
Preço
O custo para construir a parede drywall é muito menor, já que é necessário bem menos etapas do que a parede de alvenaria para chegar no mesmo ponto de acabamento. Além disto possuem menos desperdício de materiais que chega a ser 5% contra 30% da alvenaria.
Consideração final
Como podemos verificar, a construção de uma parede de drywall possuem várias vantagens a frente da parede de alvenaria, sendo um empecilho a sua escolha, apenas a cultura que temos de que parede com gesso não são resistentes.
As paredes drywall são mais simples, rápidas e barata que a alvenaria tradicional e também é um tipo de construção limpa que gera o mínimo de resíduos.
Naturalmente qualquer uma das escolhas exige a contratação de profissionais qualificados para a execução, o proprietário que não tiver experiência e ainda preferir arriscar, pode afetar a qualidade do trabalho, gerar mais custos do que o necessário e ainda não atingir o resultado esperado.